terça-feira, 20 de maio de 2025

TENTATIVA DE ELIMINAR JANJA FALHA! PRIMEIRA-DAMA NÃO DEIXA BARATO E DETO...

Trens são tudo de bom, tanto de carga para o desenvolvimento do país como de passageiros. Lembro-me das grandes viagens que fiz pelo interior do RS, do RS para SC e PR. Também viajei de São Paulo para o MS. Lembro-me até hoje que fomos ao Festival de Águas Claras III e Águas Claras IV (Iacanga) no início dos anos 80, e o mais bacana é que o governo estadual liberou gratuitamente a volta daquela multidão de milhares de pessoas, na maioria jovens, e isso foi no governo de Orestes Quercia. Saudades dos trens de passageiros de longas viagens, com restaurantes, camas e conforto. Aquele barulho característico e as paisagens inesquecíveis. Cadê a Alta Paulista? Cadê a Noroeste? Aos chineses, sejam bem-vindos ao Brasil com esses importantes e estratégicos investimentos. Precisamos de ramais de carga e de passageiros. Que tal o trem-bala entre alguns estados do país e entre capitais e metrópoles do interior dos estados? O estado brasileiro não pode ser refém de lobistas, pois foi essa desgraça que acabou com a Rede Ferroviária Federal para dar vez ao transporte rodoviário. Por que não aceitaram a convivência entre transporte rodoviário e transporte ferroviário? Alguma quadrilha semelhante à encontrada no interior do INSS? Já que muitos governos, tanto de esquerda quanto de direita, gostam de privatizar, então por que não oferecem para os chineses a possibilidade de implantarem linhas férreas de carga e passageiros com prazos de 35 anos renováveis para que construam e explorem os serviços de acordo com regulamentações brasileiras? A China dispõe de mais de 1 trilhão de dólares a serem investidos mundo afora. Vamos ser mais inteligentes? Que façam licitações ou convite direto para esses investimentos.

Nenhum comentário: