quinta-feira, 17 de setembro de 2009

FMI dá US $ 164 milhões aos golpistas de Honduras. Abaixo a ditadura!

O FMI está passando por uma expansão sem precedentes do seu acesso aos recursos, podendo chegar a um trilhão de dólares. Esta semana, a União Europeia comprometeu-175 bilião dólares, 67 bilião dólares mais do que até mesmo os 108 bilião dólares que Washington concordou em forquilha, após mais de um impasse tenso entre o Congresso ea administração E.U. Obama mais cedo este verão.
O Fundo e os seus defensores argumentam que o FMI mudou. O FMI está "de volta em uma nova roupagem", disse The Economist. Desta vez, dizem, é realmente vai funcionar como uma organização multilateral que tem vista para os países e povos do mundo, e não apenas para Washington, de Wall Street, ou bancos europeus.
Mas olhando mais e mais como o FMI mesma idade em esteróides. Na semana passada o FMI desembolsou 150,1 milhões dólares para o governo de facto de Honduras, e planeja desembolsar mais US $ 13.8 milhões sobre 9 de setembro. O governo de facto não tem legitimidade no mundo. Ele tomou o poder em 28 de junho em um golpe militar, em que o Presidente eleito, Manuel Zelaya, foi levado de sua casa por homens armados e levado para fora do país. A Organização dos Estados Americanos Honduras suspensa até que a democracia seja restaurada e as Nações Unidas também pediu a devolução "imediata e incondicional" do presidente eleito.
Nenhum país do mundo reconhece o governo de golpe de Estado de Honduras. Do Hemisfério Ocidental ea União Europeia, apenas os Estados Unidos mantém um embaixador lá. O Banco Mundial pausado empréstimos a Honduras dois dias após o golpe, e os Inter-American Development Bank fez o mesmo dia seguinte. Mais recentemente, a Banco Centro-Americano de Integração Econômica suspensão de crédito para Honduras. O União Européia suspendeu mais de US $ 90 milhões em ajuda também, e está a considerar novas sanções.
Mas o FMI passou à frente e despejou uma grande quantidade de dinheiro em Honduras - o equivalente seria mais de $ 160 bilhões nos Estados Unidos - como se está tudo ok lá.
Isto está de acordo com E.U. política, que não é surpreendente que os Estados Unidos foi - desde a criação do FMI, em 1944 - diretor superintendente do Fundo. Washington até agora fez apenas um gesto simbólico em corte de cerca de US $ 18,5 milhões para Honduras, enquanto continua a derramar em dezenas de milhões.
Na verdade, mais de dois meses após o hondurenho militar derrubou o presidente eleito de Honduras, o governo dos Estados Unidos ainda tem que determinar que um golpe militar que realmente ocorreu. Isto é porque tal determinação exigiria, no âmbito da Política Externa E.U. Dotações Act, um corte de auxílio.
Uma das maiores fontes de ajuda E.U. é o Millennium Challenge Corporation (MCC), uma entidade governamental cujo conselho é presidido pelo Secretário de Estado E.U. Hillary Clinton.
Curiosamente, foram dois golpes militares no ano passado em países que recebiam dinheiro da MCC: Madagascar e Mauritânia. Em ambos os casos, Auxílio MCC foi suspenso nos três dias do golpe.
A decisão do FMI para dar dinheiro para o governo de Honduras é uma reminiscência da sua reacção ao golpe de 2002 que derrubou temporariamente o presidente Hugo Chávez da Venezuela. Apenas algumas horas após o golpe, o porta-voz do FMI anunciou que "Estamos prontos para ajudar a nova administração da maneira que achar conveniente." Esta promessa imediata de apoio do FMI para um governo militar instalado na época era sem precedentes. Dados os recursos eo poder do FMI, que era uma importante fonte de legitimidade internacional para o governo golpe. Membros do Congresso E.U. escreveu mais tarde ao FMI para saber como isso aconteceu. Como é que o FMI decidir tão rapidamente para apoiar este governo ilegítimo? O Fundo respondeu que nenhuma decisão foi tomada, que este era apenas um off-the-cuff observação pelo seu porta-voz. Mas isto parece muito improvável, e no vídeo no site do FMI na web, o porta-voz parece ser a leitura de uma declaração preparada quando se fala de dinheiro para o governo golpista.
No caso de Honduras, o FMI seria provavelmente dizer que os fundos atuais são parte de um pacote de US $ 250 bilhões em que todos os países membros estão a receber uma parte proporcional à sua quota do FMI, independentemente do governo. Isso é verdade, mas não resolve a questão de quem os fundos devem ser desembolsados para, no caso de uma não-reconhecido, governo ilegítimo que tem tomado o poder pela força. O Fundo poderia muito facilmente adiar desembolsar esse dinheiro até que algum tipo de determinação pode ser feita, ao invés de simplesmente agindo como se não houvesse nenhuma pergunta sobre a legitimidade do governo golpista.
Curiosamente, o FMI não teve nenhum problema de corte de fundos no âmbito do seu regime de espera com o governo democraticamente eleito do presidente Zelaya, em novembro do ano passado, quando o Fundo não concordar com suas políticas econômicas.
Ainda estamos muito longe de uma reforma do FMI.
--------------------------------------------------------------------------------
Mark Weisbrot é co-diretor do Centro para a Política Económica e Investigação, Em Washington, D. C. Ele recebeu seu Ph.D. em Economia pela Universidade de Michigan. Ele é co-autor, com Dean Baker, do Segurança Social: A Crise Phony (University of Chicago Press, 2000), e tem escrito vários artigos de investigação em matéria de política económica. Ele também é presidente da Just Foreign Policy. Este artigo foi publicado pela primeira vez pelo Guardian em 3 de setembro de 2009 e, em seguida, reproduzida no CEPR Site sob uma licença Creative Commons. En español: .
 
 

Nenhum comentário: